caseiro

10 nov 2017 SAIBA MAIS SOBRE CLAREAMENTO DENTAL CASEIRO

COMO FUNCIONA?

Para fazer um clareamento dental, o paciente deve procurar um dentista para avaliar qual o melhor método. Se o procedimento indicado for o caseiro, o primeiro passo é moldar uma placa chamada moldeira, que serve para que o produto seja aplicado de forma homogênea sobre os dentes do paciente, de acordo com sua arcada dentária.

O profissional irá recomendar qual a concentração ideal de gel clareador para o processo de clareamento. É preciso colocar o produto na moldeira, aplicar sobre os dentes e deixar o produto agir pelo tempo indicado pelo dentista.

A quantidade de dias que o produto deve ser utilizado será avaliada pelo cirurgião dentista, que analisará e acompanhará os resultados até atingir o tom correto.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS DO PROCESSO?

Para o procedimento, são necessários alguns cuidados específicos para que os benefícios esperados sejam alcançados e mantidos. Veja algumas dicas:

1. PODE OCORRER SENSIBILIDADE

Não é possível saber o nível de sensibilidade que o paciente terá. Algumas pessoas alegam sentir apenas pouca sensibilidade, enquanto outras alegam uma grande dor em determinados dentes.

2. EVITE COMIDAS E BEBIDAS COLORIDAS

Durante o tratamento e até alguns dias depois, é obrigatório evitar ingerir alimentos e bebidas que possam pigmentar os dentes, como molho de tomate, ketchup, refrigerantes com corantes, café e chás. Nesta fase os dentes ficam suscetíveis a absorver esses pigmentos.

3. NÃO FUME

O fumo é um dos maiores responsáveis pelo escurecimento dental e pigmentação do esmalte. Fazer clareamento e continuar a fumar pode gerar novas manchas, além de piorar a coloração dos dentes.

4. MANTENHA OS DENTES LIMPOS

Demorar para higienização da boca após as refeições dá mais tempo para que pigmentos sejam introduzidos no esmalte dentário. Durante o clareamento, os poros da parte mais externa do dente são abertos para que haja a retirada de pigmentos. Sem a escovação imediata, o risco de ocorrerem manchas e novas pigmentações é grande.

5. SIGA A ORIENTAÇÃO DO DENTISTA

Não é indicado seguir dicas da internet para clarear mais rapidamente. Deixar o gel por mais tempo ou associar a produtos caseiros como limão, bicarbonato de sódio e casca de laranja são ações extremamente perigosas.Além de intensificar a sensibilidade, pode ocorrer erosão dentária, deixando o esmalte mais fino e vulnerável.

6. COMO É A MANUTENÇÃO?

Quando seguidas as orientações e os hábitos alimentares adequados, os resultados do clareamento podem durar até  3 anos. Conforme os dentes entram em contato com elementos capazes de pigmentar o esmalte, pode ocorrer mudança neste tempo.

Existem pessoas que não conseguem manter o clareamento por muito tempo, como fumantes, pessoas que ingerem muito café e refrigerantes com pigmento. Esses indivíduos precisam realizar o retoque, que também é feito em casa, conforme indicado pelo profissional.

IMPORTANTE: SIGA SEMPRE A ORIENTAÇÃO DO CIRURGIÃO DENTISTA. ELE SABERÁ A MELHOR FORMA DE REALIZAR SEU CLAREAMENTO!